TRADUTOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dom Tarcisio está em visita pastoral na Paróquia São Vicente de Paulo


Foto: Júlio Ferreira
Desde o dia 19/02, o bispo diocesano, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos está em visita pastoral em nossa Paróquia. A visita pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho jurídico e pastoral, que o bispo diocesano faz a diocese toda ao menos cada cinco anos, conforme determina o Direito Canônico (cânon 396). 
Ela é um ato de apostolado do bispo diocesano, um ato de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos; é uma intervenção dirigida pelo pastor, para tornar sensível e operante o desígnio divino da redenção, desígnio esse que é uma visita completamente diferente e surpreendente de Deus à humanidade. 
É precisamente nesta perspectiva que emerge em toda a sua importância a visita pastoral, verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo do bispo com os fiéis.
Na visita pastoral em nossa Paróquia, Dom Tarcisio Nascentes privilegiará a celebração da Missa nas comunidades e a reunião com as lideranças da Paróquia. É o momento em que o bispo, mais de perto, exerce a favor de seu povo o ministério da palavra, da santificação e da guia pastoral, entrando em contato mais direto com as angústias, as preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança. Assim realizada, a visita pastoral aparece como realmente deve ser: um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz. 
Nesse sentido, a visita pastoral se coloca como um grande evento eclesial da atividade do bispo diocesano para suas comunidades paroquiais. Ele é o pai que vai ao encontro dos filhos espirituais. Ele é o pastor que, exercendo o seu múnus de ensinar, santificar e reger, leva às comunidades eclesiais o mandamento evangélico: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo”. 
A visita pastoral é ainda uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.
Dom Tarcisio encerrará sua visita Pastoral no dia 01/03, com uma celebração Eucarística, na Comunidade Rural de Ribeirão dos Servos, às 19:30. 

Agenda da Visita Pastoral

Dia 19/02 - Celebração Eucarística, às 19:30 - Matriz

Dia 23/02 - Visita ao Comunidade de Santa Teresinha, bairro Paraíso
Celebração Eucarística, às 19:30
Reunião com o Conselho Pastoral da Comunidade

Dia 24/02 - Visita a Comunidade Rural de Passagem
Celebração Eucarística às 19:00

Dia 25/02 - Visita a Secretaria Paroquial, às 09:00 - Matriz
                     Às 10:00 visita aos enfermos da comunidade

Dia 26/02 - Celebração Eucarística, às 19:30 - Matriz

Dia 29/02 - Celebração Eucarística, às 19:30 - Matriz
Reunião com os Conselhos Pastoral e Administrativo

Dia 01/03 - Visita a Comunidade Rural de Ribeirão dos Servos
Celebração Eucarística, às 19:30

Matéria: PASCOM
Contribuições Pastorais: Dom Antônio Félix, bispo da Diocese de Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário