TRADUTOR

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festa de São Vicente de Paulo 2013. Vicente e a riqueza da Fé.



"Ir ao Povo é preciso ir ao Povo"

Pré Novena

As festividades de São Vicente de Paulo, no bairro Interlagos tiveram início com uma Pré Novena que foi do dia 10 de setembro ao dia 17. Essa atividade evocou a atividade missionária de Vicente de Paulo aludindo os encontros comunitários que o santo realizou em sua vida.

O objetivo da Pré Novena se amparava nas orientações da "Carta Apostólica Porta Fidei", de Bento XVI, que atesta ser muito importante a manifestação da fé em reuniões comunitárias. Para isso, a imagem peregrina de "São Vicente Missionário" visitou os setores de evangelização da Paróquia. Nestes locais, a Palavra era partilhada e a Eucaristia alimentava corpo e a alma, dando ânimo e preparando cada um para a missão de ser um com o povo em suas angústias, alegrias e sofrimentos.

Foram visitados os Setores de Evangelização: Nossa Senhora da Rosa Mística, no bairro Santa Rosa (foto), São Marcos, no bairro Dona Quita. No bairro Interlagos a imagem peregrina visitou os setores: São Paulo, São João Batista, São Mateus e São Pedro.


Abertura Solene das Festividades do Padroeiro

No dia 15 de setembro, com uma Celebração Eucarística, na Matriz de São Vicente de Paulo, deu-se início as atividades solenes em honra ao "Santo da Caridade". A abertura das festividades foi marcada pelo zelo litúrgico e respeito à memória de Vicente de Paulo.

Um carreata conduziu a imagem de São Vicente pelas ruas da cidade. O andor com o santo foi conduzido pelo carro do Corpo de Bombeiros e grande era a alegria dos fieis ao verem a passagem do santo.     

Na chegada a Matriz a imagem foi em procissão até à frente da assembleia passando por um corredor repleto de bandeiras com palavras alusivas às virtudes de Vicente de Paulo. 

As bandeiras do Brasil, Vaticano e da França foram apresentadas. A primeira, por ser o Brasil um dos países com maior atividade vicentina no mundo, a segunda nos remete à cidade Santa, cidade dos cristãos e a terceira uma homenagem à nação onde Vicente nasceu e atuou como padre.

Um painel trazido por jovens foi montado à frente do presbitério e formava o tema e a imagem símbolo da festa desse ano. Padre Cristiano Alisson após a montagem do painel abriu os festejos do "Santo da Caridade".

 
Matéria e Fotos: Pascom Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário