TRADUTOR

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Solenidade de Corpus Christi na Matriz de São Vicente de Paulo

FOTO: PASCOM PAROQUIAL
Na última quinta-feira, dia 30 de maio, a Igreja Católica no mundo inteiro celebrou uma das mais importantes solenidades de sua liturgia: o Corpus Christi. Neste dia, a Igreja reveste-se do mistério central de sua fé e celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. 

Na Paróquia de São Vicente de Paulo, a comunidade organizada, se preparou litúrgica e espiritualmente para viver intensamente o Mistério Eucarístico. Tudo foi muito bem preparado. Os adornos do presbitério e o templo ficaram impecáveis e acolheram visualmente as pessoas. As leituras bem efetuadas e as canções tocadas de forma sublime ajudaram na interiorização e meditação da Palavra de Deus.

Na missa, uma multidão de fieis lotaram a Matriz de São Vicente de Paulo. Pe. Cristiano Alisson, exortou a comunidade a viver mais intensamente a vida de cristão, participando das missas e testemunhando Jesus Hóstia Santa em todos os setores da vida social e continuou sua homilia norteado pelo tema: "Na Igreja, Jesus Eucarístico percorre a história fazendo o bem, restaurando a unidade"

Procissão com o Santíssimo Sacramento  

FOTO: PASCOM PAROQUIAL
Desde as 06:00 horas da manhã, centenas de fieis e grupos de pastorais espalharam-se de forma estratégica pelos quarteirões do Bairro Interlagos para preparar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. As equipes enfeitaram as ruas com tapetes feitos à base de cascas de ovos, flores, ramagens, pó de serragem, terra e cal. 

Crianças, jovens e adultos trabalharam unidos na confecção dos tapetes. Era nítida a alegria dos mesmos. O entusiasmo comunitário contagiou todo o bairro e os trabalhos terminaram de forma bem tranquila.  

Na procissão, uma imensa fila rezava e cantava o Mistério Eucarístico. Toda a Paróquia reunida, caminhou de forma respeitosa proporcionando uma belíssima manifestação pública da fé pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi

FOTO: PASCOM PAROQUIAL
Tapetes de Corpus Christi são uma tradição na Festa instituída pela Igreja para exaltar o amor ao Corpo de Cristo. A história da origem dos inicialmente chamados de Tapetes Florais, já que o adorno era principalmente feito de flores, surgiu da experiência mística de Santa Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica.

A então freira Juliana, a quem Jesus havia revelado a necessidade de que as pessoas reconhecessem sua presença real na Eucaristia, fez um pedido para o Bispo de Liége, Dom Roberto de Thorete, para que fosse instituída a Festa de Corpus Christi na diocese. Concedida a autorização, em 1246, a freira passou a ornar as ruas por onde a procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento passaria, a partir de 1247. Essa tradição se espalhou por toda a Europa.

A Festa chegou ao Brasil por meio dos colonizadores. A primeira cidade brasileira a preparar tapetes foi Ouro Preto, que passou a usar também serragem. No Brasil, a diversidade de materiais é imensa, o que favoreceu a criatividade: sal, borra de café, areia, tampas de garrafas e tudo o que ajude a enfeitar, como forma de homenagem ao Senhor, passou a ser utilizado na confecção dos tapetes.
FOTO: PASCOM PAROQUIAL







Tríduo em preparação 

FOTO:
PASCOM PAROQUIAL
A comunidade paroquial realizou, na Matriz de São Vicente de Paulo, três noites de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Muitas pessoas puderam se preparar para celebrar melhor a Festa do Corpo e Sangue de Jesus.

De segunda a quarta-feira, os fieis e paroquianos de São Vicente meditaram temas referentes as dimensões da fé cristã e rezaram pela caminhada da Igreja; pelos desafios do testemunho missionário da fé em Jesus Cristo e pela vida em família. 

Na segunda-feira, 27/05, a comunidade meditou sobre: "Eucaristia. Mistério de fé na vida dos discípulos missionários." Na terça-feira, 28/05, a comunidade meditou sobre: "Eucaristia e Família" e na quarta-feira, dia 30/05, a comunidade reunida, meditou sobre: "Eucaristia e Missão na vida dos discípulos missionários." 





Matéria e fotos: Pascom Paroquial